Este é um lugar de alma materna.
"
Compartilhar o que penso e o que acredito ser um caminho de vida que gera mais Vida é o porque desse lugar existir.
Acredito na capacidade e potencialidade humana de maternar. E que, cada um tem o seu jeito e a sua maneira de expressar esse cuidado. O momento da gestação é uma oportunidade natural e fisiológica, em que a Vida nos dá a possibilidade de vivenciar de forma plena e potente essa capacidade humana. Nesse velho-novo caminho de resgate consciente da gestação-parto, que possamos ter dúvidas e medos, sem nos sentirmos cobradas e/ou culpadas, por nós ou por outras(os).
Que vocês mulheres sejam bem-vindas, e que, vocês homens, também sintam-se à vontade. Pois, o futuro será pleno, quando mulheres e homens, juntos, abraçarem seus papéis no cuidar."

Transformar nossos gestos em Cuidar para que mais vida possa surgir e se perpetuar é um caminho possível.
Por crer acredito, e por acreditar, trilho no caminho de fazer os meus gestos integrados. Íntegro e coerente com o que sinto-pensando e penso-sentindo.

Amamentação

    Cuidados com a Mama
Foto: Google
A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento.


“A mãe pode, inclusive, procurar um pediatra durante a gestação para se interar sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar”, orienta a Dra. Maria José Mattar.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada. Não utilize sabonete. 


O banho de sol é um dos melhores procedimentos para "preparar" os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde.

Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada comum com a mesma finalidade. O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

As massagens também são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio.

Gostaria de saber mais...